quarta-feira, 23 de março de 2016

Os cães e a saudade.

Todo mundo que tem um cãozinho em casa sabe o quanto é difícil deixá-los sozinhos todos os dias quando precisamos sair para trabalhar ou para algum outro compromisso. Aquela cena quando você está fechando a porta de casa e ele te olhando parecendo implorar para ir junto com você é de partir o coração, não é mesmo? Mas você já parou para pensar se os cães sentem saudades quando nos ausentamos por um período? Será que esse sentimento que eles têm é parecido com o que temos quando sentimos saudades?


Primeiro devemos entender o porquê nós, humanos, sentimos saudades. Nós temos esse sentimento porque somos capazes de desenvolver conexões emotivas com outras pessoas, animais ou lugares específicos. Será que os cães também são capazes de desenvolver conexões emotivas assim como nós?
Os cães sentem saudades?
Um estudo feito pelo cientista norte americano Gregory Berns mostra que sim, os cães sentem saudades. Neste estudo foram analisadas as reações no cérebro de um peludo quando ele era exposto a 5 cheiros diferentes: de um cão conhecido, de um cão com o qual ele nunca teve contato, de uma pessoa conhecida, de uma pessoa estranha e ao seu próprio cheiro. Quando o cãozinho sentia o cheiro de uma pessoa familiar, a região do cérebro responsável pela associação de coisas boas e expectativas positivas era ativada, comprovando que sim, os cães desenvolvem conexões emotivas assim como nós, humanos.
Outra pesquisa feita com base nos mesmos princípios do estudo anterior analisou os comportamentos de cães ao serem expostos a pessoas de diferentes níveis de familiaridade: seus donos, pessoas estranhas e pessoas familiares. O resultado obtido foi mais uma vez de que eles sentem sim falta de seus tutores mais do que qualquer outra pessoa.


Bom, então sabemos que infelizmente o motivo de nossos peludos nos olharem com aquele olhar de tristeza quando estamos prestes a deixá-los em casa é pelo fato de eles sentirem nossa falta.
Essa saudade que eles sentem se agrava quando eles não têm uma companhia enquanto você estiver ausente, podendo gerar diversos comportamentos indesejados por qualquer tutor, como fazer xixi e cocô fora do lugar, destruir objetos, moveis e brinquedos (veja aqui como fazer seu cão parar de destruir tudo), não se alimentar, fica paralisado, imóvel e latir ou uivar excessivamente (clique aqui e veja como fazer seu cão latir menos), podendo inclusive causar incômodos e atritos entre você e seus vizinhos.

Fonte: Dicas PetLove

Nenhum comentário:

Postar um comentário